top of page

Dia Mundial de Combate ao Câncer Infantil


Em todo mundo o Câncer Infantil vem crescendo. Por isso, o dia 15 de fevereiro foi escolhido para que alertemos a sociedade que do aumento de casos, o câncer infantil quando diagnosticado precocemente tem até 70% de chances de cura, quando tratadas em centros especializados.


“A maioria dessas crianças terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado”, declarou a Dra. Patrícia Médica Oncohematologista Pediátrica do Hospital de Câncer.

Portanto, o mais importante é a criança ter um acompanhamento regular de um médico-pediatra. Assim as chances de cura aumentam.

A ALIMENTAÇÃO É MUITO IMPORTANTE


O câncer é uma doença catabólica, ou seja, o tumor maligno atua de forma a consumir as reservas nutricionais do hospedeiro. O tratamento também causa prejuízos nutricionais, pois pode ter efeitos sobre as diversas funções, como a gastrointestinal, por exemplo, além de liberar diversas toxinas. “Na quimioterapia, geralmente, as substâncias quando utilizadas em doses altas, pode provocar náuseas e vômitos intensos, que são os principais efeitos colaterais variando de paciente a paciente. Em algumas circunstâncias podem surgir também a dor local provocada pelo tumor, que interfere na alimentação mesmo que de maneira indireta”, esclarece, Ingrid Grazieli – Nutricionista do Hospital de Câncer do Grupo Hospital de Casa.

As sugestões da nutricionista é que utensílios de cozinha, bem como frutas e embalagens plásticas sejam higienizados com hipoclorito de sódio ou álcool de 70%. É importante evitar ao máximo o consumo de alimentos e bebidas produzidos na rua, pois não há conhecimento sobre o modo de preparação e condições dos alimentos; o ideal é prepara-los em ambiente familiar, onde a higienização é feita de maneira correta.

Em casos de perda de apetite, principalmente após as sessões de quimioterapia, é preciso levar em conta a preferência de gostos e hábitos alimentares do paciente para melhor aceitação, de acordo com a qualidade nutricional dos alimentos. Outro ponto fundamental é o trabalho de conscientização dos pacientes e familiares sobre o impacto da boa alimentação no tratamento, pois quando a terapia é aderida por todos ao redor da criança, os efeitos são mais benéficos.


No Hospital de Câncer do Grupo Hospital Casa é o único hospital privado do Rio de Janeiro preparado para dar tratamento exclusivo ao Câncer Infantil. Temos um andar e instalações exclusivas para pediatria. CTI infantil, Leitos pediátricos, sala cirúrgica, quimioterapia e day clinic exclusivos para as crianças, além de radioterapia, medicina nuclear, transplante de medula óssea e pronto atendimento. Tudo isso de forma integrada para um diagnóstico seguro e rápido.

Hospital de Câncer – Somando Vidas.



bottom of page